.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Nem gêmeos conseguem enganar o reconhecimento facial do Windows 10







Uma das novidades do Windows 10 é o Hello, sistema que permite ao usuário fazer login em sua conta a partir de reconhecimento facial. Mas até que ponto esse recurso é seguro? Um teste feito por um jornal australiano mostra que nem mesmo irmãos gêmeos são capazes de enganar o olhar da Microsoft.

O teste colocou seis pares de gêmeos para tentar fazer login no Windows 10 através do Hello, e o sistema não falhou sequer uma vez. Em alguns casos, os participantes removeram óculos, mudaram o cabelo e até usaram as mesmas roupas. Mesmo assim, apenas os usuários que fizeram a primeira autenticação conseguiam fazer login em suas contas.

É importante lembrar que o Hello não está disponível em todos os dispositivos com Windows 10. Para ter acesso ao sistema de reconhecimento facial, é preciso que a máquina tenha uma câmera de alta precisão, como aquelas desenvolvidas com o sensor RealSense 3D da Intel. É por isso que colocar uma foto do usuário em frente à câmera também não vai funcionar.

Apenas 11 modelos de PC no mercado possuem suporte para o sistema, incluindo o Lenovo Yoga 314, usado no teste com os gêmeos. Ou seja, é possível que em outra máquina, com uma câmera levemente inferior, o Hello não fosse tão confiável. De qualquer forma, o Windows 10 garante um alto nível de segurança para os usuários.





0 comentários:

Postar um comentário